Image Map

quarta-feira, 16 de março de 2016

{Resenha} Para todos os garotos que já amei




Hi peoples, como vocês estão? Hoje vim fazer uma resenha de um livro maravilhoso. Que amo muito.

Para Todos os Garotos Que Já Amei conta a história de Lara Jean Song Covey, a irmã Song do meio. Lara Jean como toda adolescente que se preze, se apaixona por alguns meninos no decorrer de seus 17 anos, e para curar o “coração partido”, ou quase isso, já que na realidade ela nunca se declarou para nenhum deles, ela escreve cartas de amor. Cartas essas que ela nunca envia. Ela apenas escreve tudo que vem em sua mente para libertar seu coração e alma e depois segue em frente com sua vida. Esquecendo o que sentia pelo menino.


Mas uma coisa que nunca passou pela cabeça de Lara Jean, era que esses meninos em questão pudessem receber essas cartas e que, em um momento um tanto difícil de sua vida, quando sua irmã mais velha, Margot, está indo para a Escócia cursar a universidade, essas cartas poderiam se voltar contra ela.

Mas o real problema de essas cartas serem entregues é que, uma delas é para o namorado de Margot, Josh. Desde que se mudou para a casa ao lado delas quando tinha 11 anos, ele é uma presença constante na vida da família, amado por Margot, Lara Jean, Kitty e até mesmo o pai delas, que o considera o filho que nunca teve. 



“Josh e eu sempre fomos amigos. Mas, quando ele abraçava Margot pela cintura na fila da pipoca, ou quando conversavam baixinho no carro, eu me sentia como a criança no banco de trás que não consegue ouvir o que os adultos estão dizendo, como se eu fosse invisível. Eles me faziam desejar ter alguém com quem sussurrar no banco de trás.”


Então, é por isso que quando Peter Kavinsky, o cara mais gato da escola, ex-amigo da época do ensino fundamental de Lara Jean e também o primeiro cara que ela beijou, vem conversar com ela falando que não tem herpes ela entra em estado de choque, pois logo se lembra da carta que ela escreveu pra ele, e para ele ter ido falar com ela sobre isso ele só pode ter lido a carta. E é assim que ela descobre que todas as suas cartas de amor foram enviadas. Inclusive a de Josh, que esta sofrendo pelo termino com Margot.


Quando Josh vai confrontar Lara Jean sobre a carta, ela age por impulso do momento e fala que tem muito tempo que escreveu a carta e que já não sente mais nada por ele e que na verdade está namorando. Josh não acredita e então por obra do destino Peter estava passando pelo corredor na hora e ela acaba colocando ele no meio da loucura que tinha se tornado sua vida e sem dúvida essa é a cena mais legal do livro!



“— Estou namorando.

O queixo de Josh cai.

— o quê?

O quê?

— É. Estou namorando uma pessoa, uma pessoa de quem gosto muito, muito mesmo, então não se preocupe com isso.— Balanço a carta como se fosse só um papel, um pedaço de lixo, como se no passado eu não tivesse derramado meus sentimentos naquelas páginas. Enfio a carta na bolsa.”


Então assim eles começam um namoro de mentira, com um acordo por escrito e tudo, onde Peter quer fazer ciúmes na ex-namorada, Genevieve, e Lara Jean quer fazer com que Josh entenda que ela não quer nada com ele, quando na verdade ela não sabe o que realmente sente, por nenhum dos dois.


“— Não sei se amei Genevieve. Como eu poderia saber? Tenho dezessete anos, caramba.

 Você tem dezessete, não é tão jovem. Cem anos atrás, as pessoas se casavam quando tinham praticamente a sua idade.

— É, isso foi antes da eletricidade e da internet. Cem anos atrás, caras de dezoito anos lutavam em guerras com baionetas e tinham a vida de outras pessoas nas mãos! Eles já tinham vivido muito quando chegavam à nossa idade. O que o pessoal da nossa idade sabe sobre o amor e a vida?”
Tem bastante tempo que eu não leio um livro de romance colegial tão legal quanto Para Todos Os Garotos Que Já Amei. A escrita da Jenny Han é tão simples e rápida de ler, que você acaba lendo rápido de mais (meu caso) e acaba tendo que sofrer pelo segundo livro. 


Nesse livro ela apresenta os personagens e nos mostra uma convivência entre irmãs um tanto que diferente, pois depois que as meninas perdem a mãe, Margot assumiu todo o controle da casa, o que me irrita um pouquinho no livro, pois é perceptível (depois que ela vai pra faculdade) que Lara Jean “não vive” sua adolescência como uma adolescente normal por querer ser tão “perfeita” quanto Margot. E tem a Kitty que é minha personagem favorita <3 hahaha a Kitty é UMA COISA!



Os meninos são diferentes, o que é um choque, pois ela não tem um tipo, ela gosta e pronto. Peter <3 é o típico menino popular, mas ele também é uma pessoa normal, conseguimos perceber isso com as conversas com a Lara Jean, pois eles acabam virando “amigos” durante a mentira, e tem também Josh, que desde a primeira página do livro (-q) a gente já percebe que ele é perfeito. O que só torna a leitura mais emocionante, a cada capítulo que passa você se vê pensando “que se dane a Margot, ela tem que ficar com o Josh” ou “AAAAH, ela tem que ficar com o Peter, olha como ele é de verdade”, GENTE vocês precisam ler esse livro, é muito divertido percebe-se pela minha empolgação hahahaha

Minhas partes favoritas do livro são as que os meninos vão devolver as cartas a Lara Jean, cartas essas que também são bem engraçadas e fofinhas!


ENFIM, leiam Para Todos Os Garotos Que Já Amei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário